top of page
  • Foto do escritorBruna Alves

Começando com o pé direito...

A vida não é uma ciência exata e embora pareça uma coisa "óbvia", poucas pessoas acreditam realmente nisso. Eu sempre fui uma pessoa sonhadora e inquieta comigo mesma, nunca fiquei parada no mesmo lugar e sempre busquei aprender e melhorar meu desempenho em todas as coisas que me propus a fazer. Desde muito nova, busco traçar metas e montar o meu planejamento do que desejaria conquistar em um determinado período. Como um exemplo, quando era pequena, listava planos como "passar de ano no 3º bimestre" (na minha época o ano letivo do ensino superior e médio era dividido em 4 bimestres e para passar de ano em cada matéria, o aluno deveria obter a nota total de 24 pontos, que correspondia a média 6,0 ao longo dos 4 bimestres do ano). Eu não aceitava tirar notas menores que 8,0 e por conta disso, alcançava os 24 pontos no 3º bimestre. Como recompensa, gozava das férias já no início de dezembro. Como era gostoso dar adeus ao ano letivo "mais cedo" e ganhar o sorriso e abraço dos meus pais orgulhosos do meu resultado.


Conforme fui crescendo a ganhando mais responsabilidades, passei a sentir a necessidade de organizar melhor os meus objetivos, já que as metas foram ficando mais "complexas". Portanto passei a fazer uma lista em uma folha de papel e sempre que possível revisitava esta valiosa listinha. Para melhorar meu entendimento, passei a categorizar as metas em curto, médio e longo prazo e o mais importante, listar o seria necessário realizar para atingí-los. Não importa o quão simples possa parecer uma meta, o mais importante é o hábito de parar pra pensar nos seus sonhos e desejos, fazer uma lista, priorizar e definir as ações para alcançá-las. Isso mesmo, traçar ações!! Não adianta listar uma meta e não saber o que é preciso fazer para alcançá-la. Utilizando a expressão de uma professora muito querida da minha última Pós Graduação na FGV: "é preciso desengravidar a meta", que na verdade significa torná-la palpável, listar atividades, ações, que garantam a sua conclusão.


Mais tarde pude perceber que já fazia gestão do meu tempo e das minhas atividades.

Hoje, como gerente de projetos, embora atualmente esteja administrando a empresa do meu pai, depois de muito estudar e vivenciar na prática, tanto na minha vida pessoal, quanto na profissional, posso garantir que sem planejamento tudo fica sem rumo. Sonhar sem planejar, ancorada apenas no “desejo de dar certo”, no "deixa a vida me levar" não aproxima você de realizar o que tanto deseja.

É claro que falando assim, parece fácil, simples, dando a sensação de 100% de sucesso, o que não é verdade. Nem sempre você conseguirá alcançar todos os seus objetivos, porém afirmo que ao passar por este processo, você terá a exata noção do que poderia ter feito e não fez e entender que nem sempre as atividades e ações dependem única e exclusivamente de você e que é importante entender o cenário e suas variáveis externas, definindo caminhos alternativos, em caso de fracasso (mitigação dos riscos). Acredito que sem planejamento e metas traçadas fica mais difícil ter esperança de dias melhores, o que pode tornar as pessoas cada vez mais decepcionadas.

Sendo este meu primeiro post de 2016, e tendo em mãos o meu planejamento para este ano, não poderia estar mais feliz, otimista e ansiosa pelos desafios que virão. Estou no meio do processo de imigração para um país de primeiro mundo, onde eu e meu marido poderemos voltar a sonhar com uma vida mais justar, crescer profissionalmente, aprimorando ainda mais a língua inglesa e quem sabe aumentar a nossa família por lá.Nada é 100% certo, nada está garantido, existe uma série de incógnitas e variáveis que conforme o tempo vai passando e vamos amadurecendo, podemos ter um pouco mais de clareza e facilidade para seguir o caminho e tomar outras decisões. O desejo existe, a vontade é maior ainda, e me agarro à isso para não desanimar com as dificuldades e medos que se que virão. Lembre-se de que o importante é saber onde você quer chegar, como chegar, ter garra, perseverança e não desistir jamais, afinal, nunca é tarde para sonhar e quem acredita e planeja, com certeza está mais próximo do sucesso!





22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page